6 de abril de 2012

Pompéia


A 200 km de Roma e 24 km de Nápoles, Pompéia era uma cidade próspera, a beira-mar.  

No ano 79 dc, foi totalmente arrasada pelo Vesúvio.  Antes de ser soterrada com lava e cinzas, foi atingida por uma chuva de pedras e gases venenosos lançados pelo vulcão, matando cerca de 2.000 pessoas. 

Um estudo mostra que o calor de 250 graus, foi a principal causa das mortes, que teriam sido instantâneas.

A explosão do vulcão foi tão violenta, que pôde ser vista de Roma... Pompéia ficou escondida durante 1.600 anos, só foi descoberta em 1749.
A Lama e as cinzas conservaram objetos e construções, bem como fizeram um molde dos corpos das vítimas, que foram encontradas na posição exata do momento em que foram atingidas. A lama despejada pelo Vesúvio empurrou a praia 500m para a frente.




As escavações mostram o cotidiano da no século I. Podemos ver muitas casas, com suas pilastras, colunas,  pinturas, afrescos, inscrições, comércios, anfiteatro, ruas...





Plínio, o Jovem, que estava do outro lado do Golfo de Nápoles, descreveu a tragédia em duas cartas ao historiador romano Tácito. De acordo com seus relatos, a erupção começou em 24 de agosto de 79 dc. mas, estudos das escavações, mostram que deve ter ocorrido em novembro.

Thermopolium  - "Bistrô ou café" da época, local de venda de bebidas e comidas, que eram armazenadas dentro desses buracos na foto abaixo.


L'Odeon
Era uma sala coberta para espetáculos, com 1.200 lugares.





Mapa

Mapa de Pompéia
1- Basílica 
2- Forum
3- Villa dos Mistérios
4- Casa dos Vettii
5- Padaria
6- Rua da Abundância
7- Grande Teatro
8- Casa de Vênus
9- Grande Palestre
10- Anfiteatro








Villa dos Mistérios

Casa dos Mistérios
No exterior das muralhas da cidade, tem esse nome porque há muito tempo procura-se entender o significado do seu afresco.  Ele cobre 3 paredes do que era a sala de jantar da casa., e tem várias cenas. O fundo é um belo exemplo do famoso vermelho de Pompéia.



Casa dos Vettii

Casa da família Vettii, de ricos comerciantes, é uma das mais conhecidas e luxuosas da cidade, e vários afrescos foram recuperados.



Padaria de Modesto 
Foram encontradas fatias de pão carbonizadas.




Rua da Abundância (Via dell Abondanza)
Era uma das mais importantes estradas, com comércio e pousadas.  Nela está também o mais bem conservado banho público da cidade.



Lupanar
   
Casa das Lobas (Lupanar)

Foram identificadas cerca de 25 casas de prostituição em Pompéia. Esta da foto, é uma casa com dez quartos, 5 no primeiro andar e 5  no segundo, com leitos de pedra aonde eram colocados colchões, com afrescos eróticos. Na entrada de cada quarto, existem pinturas explicando a "especialidade" dos(das) "profissionais".




Como chegar

De trem, saindo da Estação Termini de Roma até Nápoles e de Nápoles a Pompeia. Viagem dura 2hs e 30 a 3 hs e 30, dependendo do horário .  

Faça uma simulação para ver preços e horários no anúncio da Rail Europe (acima, à esquerda).


Muitas agências de viagem em Roma fazem o passeio de ônibus, saindo pela manhã e voltando à noite.


Pompéia é Patrimônio Mundial da Unesco e recebe cerca de 2.500.000 turistas por ano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário