13 de abril de 2012

Cinque Terre

Cinque Terre, com paisagens belíssimas,  fica no norte da Itália, e forma uma parte da Riviera Italiana, na Região da Liguria, a oeste da cidade de La Spezia. 


Vernazza

Cinque Terre é formada por cinco vilarejos (Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore), distribuídos em 10 km, no Mediterrâneo.


Monterosso al Mare 


É o maior e o mais animado vilarejo. A Praia de Monterosso é a maior de Cinque Terre e atrai um maior número de turistas. Tem muitas ruelas estreitas, vários hotéis, restaurantes e bares. 


A aldeia é protegida por colinas cobertas de vinhedos e plantações de oliveiras. Monterosso possui bonitas praias de água cristalina, penhascos. A Torre Aurora, sobre a colina de San Cristoforo, separa a antiga aldeia medieval da nova parte da aldeia, ao longo da praia de Fegina. A antiga Monterosso é dominada pelas ruínas do seu castelo e pelas típicas casas que se assemelham à torres. É atravessada pela "carruggi" , uma rua medieval estreita.


Vernazza


É o menor entre os cinco vilarejos.  Com ruas estreitas e vielas minúsculas, um pequeno porto, ruínas da Idade Média, muralhas e restaurantes.

Vernazza apresenta um grande número de ruas transversais ligadas por escadas. O Turret é o castelo da família Doria, símbolo da sua antiga importância econômica. Ao lado do porto, a paróquia Santa Margherita d' Antiochia com o beffroi octagonal de 40 metros.


Corniglia




Fica no alto de um penhasco e oferece uma magnífica vista para a Baía de Manarola e suas montanhas, o mar azul e as cidades de Monterrosso, Vernazza e Manarola.  Se resume a uma pequena rua com poucos bares. Para chegar ao centro da cidade, é necessário subir a o "Lardarina" , longa escada de 377 degraus, ou de descer a rua a partir da gare. A paróquia dedicada a San Pietro é um dos bonitos exemplos do estilo gótico da região.



Manarola e Riomaggiore




Duas pequenas cidades geminadas. Manarola tem uma origem muito antiga. Foi fundada pelos habitantes de la probable colonie Romaine de Volastra.Manarola é o vilarejo mais calmo de Cinque Terre, e foi descoberto mais tarde pelos turistas. Pode-se aproveitar a natureza com um agradável passeio pela “Via dell' Amore” que leva a Riomaggiore.
Riomaggiore é a primeira cidade vindo de La Spezia. Data do século VIII, quando um grupo de fugitivos gregos se refugiou lá. Podemos admirar a Igreja de San Giovanni Battista, construída em 1340 e as ruinas do castelo dos séculos XV-XVI.

Riomaggiore começa na “Via dell' Amore” que conduz a Manarola, uma rua com belas paisagens, e o barulho das ondas que quebram nas falésias. 

Riomaggiore



Chegando de trem:

Vindo do norte ou do Sul da Itália, a estação principal é a Spezia. A partir lá, deve-se tomar um trem regional ("Regionale") que para em cada uma das aldeias de Cinco Terras. Cada uma tem a sua gare.  Mas atenção, alguns trens que vêm de Spezia param apenas em Monterosso.  Pode-se comprar os bilhetes diretamente na estação. 


Aeroportos mais Próximos: Gênova, Pisa e Florença.














Nenhum comentário:

Postar um comentário